ECD e ECF para Igrejas, Associações e Clubes

 

É bem comum que obrigações como ECD (Escrituração Contábil Digital) e ECF (Escrituração Contábil Fiscal)causem diversas dúvidas aos contribuintes.

Principalmente quando se trata de entidades sem fins lucrativos, a questão da obrigatoriedade da entrega merecebastante atenção, avisa o vice-presidente do Sescon/SC, Adilson Bachtold.

“Somente serão obrigadas à entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD) e da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) as igrejas, associações, clubes e outras entidades não lucrativas que estiverem obrigadas à entrega da EFD-Contribuições“, lembra o vice-presidente.

Além disso, destaca-se que as pessoas jurídicas imunes e isentas do IRPJ (Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica), cuja soma dos valores mensais da Contribuição para o PIS/Pasep e da COFINS apurada seja igual ouinferior a R$ 10.000,00, não possuem a obrigação da entrega da EFD-Contribuições.

Dessa forma, será somente se o valor do PIS e COFINS a recolher de tais entidades for superior a R$ 10.000,00 em algum mês do ano de 2014, é que estarão obrigadas, também, à entrega da ECD e ECF, a partir do ano calendário de 2014.

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira outras notícias que são destaques